domingo, 22 de novembro de 2015

Na rota dos livros digitais

RESUMO
Uma das competências da formação profissional é a de consolidar leitores. A prática de leitura é uma aposta social e um ataque ao analfabetismo funcional. Assim, ler, é um processo mental de construção de significados, com base num texto escrito. O pleno desenvolvimento da personalidade, o ideal da educação, o fim último e pleno da educação apenas se poderá alcançar por métodos educativos propícios, como a experiência vivida e de leitura, a liberdade de pesquisa, o desenvolvimento do espírito crítico, a elaboração de regras, a resolução de problemas, o trabalho em equipa, a cooperação e a iniciativa.
O digital constitui um desafio a este entendimento da leitura, porque o seu contexto de comunicação implica o uso de novos textos, na medida em que se trata de textos multimodais, de natureza interativa, em rede, situados em contextos de significação também eles renovados por serem marcadamente ativos, tangíveis, móveis e corporizados.

Neste artigo apresentamos o desenho, metodologia e os resultados do projeto “Na rota dos livros digitais”, que visava a dinamização de leitura digital na formação profissional nos cursos do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.

ABSTRACT
One of the training skills is reader’s consolidation. The practice of reading is a social commitment and an attack on functional illiteracy. So, reading is a mental process of building meanings based on a written text. The full development of personality, the ideal of education, the ultimate and full purpose of education, could only be achieved, by propitious educational methods as lived experiences and reading, freedom of research, the development of critical thinking, rules development, problems resolution, teamwork, cooperation and initiative.
The digital represents a challenge to this understanding of reading, because its digital communication context implies the use of new texts, to the extent that it is multimodal text, with interactive nature, network based, located in meaning contexts  also renewed because they are markedly active, tangible, movable and embodied.
In this paper, we present the design, methodology and results of the project "On the route of digital books" aimed at the digital read-boosting vocational training at the Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.


Artigo publicado nas atas do XVII CONGRESO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMAIÓN PARA O TRABALLO
A formación, a orientación, e o emprego no recoñecemento, avaliación e certificación de competencias profesionais adquiridas en contextos formais, non formais e informais

Sem comentários:

Enviar um comentário