sábado, 20 de fevereiro de 2016

ClassFlow



A forma como podemos interagir com os nossos alunos, nomeadamente na abordagem de conteúdos, tem diversificado ao longo do tempo. Os professores têm na realidade cada vez mais desafios nesta dinâmica, isto porque o seu público alvo é cada vez mais exigente e em especial na forma como podem ser desenvolvidos e estudados os conteúdos de cada disciplina.
Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação nos contextos educativos, os professores ganharam novas ferramentas e novas formas de interação, cabendo a cada um (e a cada escola) decidir aquilo que se possa adequar ao seu grupo de trabalho e à realidade escolar.
Nesta perspetiva e dinâmica, hoje aproveito para falar-vos um pouco de ClassFlow. Esta é uma ferramenta que possibilita aos professores desenvolverem conteúdos digitais (aulas) para os seus alunos. Estes, com o suporte dos diferentes dispositivos móveis, têm a oportunidade de contactarem com os diferentes conteúdos promovidos na disciplina.
No entanto, ClassFlow não se fica apenas por aqui. Existe ainda toda uma logística na perspetiva de ser possível integrar essa aula nos quadros interativos, monitorizar o progresso dos alunos, dissipar dúvidas enviando informações em tempo real para os dispositivos dos alunos e, no momento da elaboração dessa mesma aula, a utilização de diferentes formas de construção de perguntas (verdadeiro/falso, escolha múltipla, resposta livre, ...)
No fundo, ClassFlow é mais uma alternativa para quem pretende otimizar os recursos educativos da sua disciplina. A partir daqui, e através das tecnologias existentes no contexto educativo e de sala de aula, poder-se-ão enquadrar momentos de aprendizagem dinâmicos, interativos e colaborativos.