sábado, 20 de fevereiro de 2016

Litle Story Creator / MakerBot PrintShop






Litle Story Creator
A utilização de tablets em contexto escolar continua a ser um processo lento no nosso espaço educativo. Apesar de ser uma ferramenta que pode apoiar e ajudar os alunos e os professores, os investimentos ainda não estão totalmente definidos para esta área. E, enquanto isso não acontece num futuro próximo, no mundo digital continuam a proliferar aplicações muito interessantes.
Um bom exemplo é a aplicação Litle Story Creator. Gratuita e desenvolvida para o sistema IOS (iPad), permite que os seus utilizadores possam criar e desenvolver histórias digitais de forma muito simples. Para tal, é possível adicionarmos imagens, vídeos, textos, desenhos, bem como gravar os nossos próprios sons. Depois a criatividade de cada um é que dá a qualidade e pertinência dos projetos. No fim, podemos partilhar com os nossos amigos, colegas e alunos.
Litle Story Creator é um boa solução para o desenvolvimento de histórias digitais e é facilmente utilizável pelos diferentes graus de ensino.


O tempo continua a passar muito rápido em todos os quadrantes da nossa sociedade, dos quais também fazem parte os contextos educativos. Ao nível técnico, por exemplo, e para os espaços escolares, surgem com alguma frequência novas e diferentes ferramentas, que nem todos esses mesmos contextos escolares têm tido oportunidade na sua experimentação e utilização.
Um dos exemplos concretos que venho hoje aqui destacar é a tecnologia 3D. Eu próprio ainda não tive hipóteses de conhecer pessoalmente, apenas só pela visualização de alguns vídeos na Internet. E foi nessas mesmas visualizações que encontrei uma aplicação muito interessante,MakerBot PrintShop, que está intimamente relacionada com o desenvolvimento e integração do propósito fenómeno 3D.
MakerBot PrintShop é uma aplicação gratuita, desenvolvida para a AppStore e que permite a criação de objetos em 3D e posteriormente imprimi-los também em 3D. Os projetos ou as ideias são desenvolvidas no papel e depois através desta aplicação (com a câmara do iPad), essas mesmas ideias são recriadas e desenvolvidas em 3D.
Num sentido direto, MakerBot PrintShop transforma um desenho 2D em 3D. De seguida, é possível editá-lo no iPad (cores, tamanho, pormenores,...) de maneira a que esteja ajustado e de acordo com aquilo que pretendemos. Depois, através de Wi-Fi e das impressoras da empresaMakerBot, podemos dar início à respetiva impressão 3D.
Apesar de ainda não ter experimentado esta temática das edições e impressões 3D, acredito nas suas enormes potencialidades educativas (e não só). A integração desta tecnologia nos contextos educativos é um desafio que não depende só de nós, face ao investimento que é necessário. No entanto, é aquele investimento do qual a escola também precisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário